segunda-feira, 29 de abril de 2013

Nuvens coloridas e contos de uma Terra distante... [彩雲国物語]

Poderia ser o nome de algum conto mágico e romântico, uma história que se passa num tempo distante, muito aquém dos horizontes futuristas que vislumbramos nos nossos dias...

E é... mas não é a tradução literal do nome da história sobre a qual vamos falar hoje.


Ao que tudo indica a tradução literal é apenas "A história de Saiunkoku" , mas a interpretação seria alguma coisa parecida com "Conto da Terra de Nuvens Coloridas".

Seja como for, é uma história épica, ambientada em um país fictício, Saiunkoku, que em muito lembra a antiga China, tanto pelo nome dos personagens, cenários, como pela trilha sonora.

E como uma história fictícia, essa tem várias nuances muito bem embaralhadas no contexto... intrigas políticas, preconceito social, inveja, ganância, ambição... mas também tem aspectos favoráveis, tais como personagens dignos, fiéis, sinceros, e... um pouco de romance... só um pouquinho... ^_^ ...




A narrativa da história, em alguns momentos, torna-se um tanto lenta, e algumas inserções são até mesmo dispensáveis, mas nada que desbote o  contexto de uma forma geral. 

O suspense é a grande tônica dessa aventura palaciana, que em alguns momentos, consegue mesmo confundir o espectador sobre as verdadeiras intenções de alguns personagens, e a verdade sobre determinadas situações.

O anime conta com uma direção segura. [Infelizmente não encontrei esse dado técnico na internet, e pra falar a verdade, estou meio sem tempo pra procurar... ¬¬ ], a fotografia é de um esmero invejável e a música que a personagem principal, Kou Shuurei, toca em seu erhu, é de fazer até coração de pedra sonhar nas nuvens coloridas da pacífica Saiunkoku.

Pra quem não sabe - erhu - é um instrumento musical, originário da China, constituído de duas únicas cordas, e tocado com um arco.                                                                                                                                                                                                                  Wikipédia fornece mais alguns detalhes, caso alguém esteja interessado em adquirir um pouco mais de cultura a respeito do assunto... ^_^                                                                                                                                                                                                        Eu, particularmente admiro o som desse instrumento peculiar, é relaxante...

Retornando aqui à nossa pacífica Sainkoku... Bem... nem tão pacífica assim, já que nos bastidores dos tranquilos e belos jardins palacianos, sombras sinistras se esgueiram, tramando contra a vida do Imperador Shi Ryuuki, como sempre, com o objetivo de usurpar o trono, já que o imperador é conhecido por sua falta de interesse pelos assuntos políticos, e outros aspectos da sua personalidade que despertam dúvidas a respeito da sua pessoa, afinal, dizem que o imperador só se interessa por namorar... homens!!!!!!!!!!!!!!!!!! >.< ... [isso para a época era realmente um escândalo, pois tal comportamento sempre foi proibido publicamente, mas a história não pode assegurar que nunca tenha existido... sem apologias, por favor!!! estamos apenas tratando dos aspectos históricos... ¬¬].

Para que se entenda um pouco melhor essa história, é preciso estar ciente de alguns detalhes sobre a mesma, e  tais pormenores podem ser encontrados nos links seguintes, mesmo que as informações sejam um tanto esparças. Mas vale a pena.



Shuurei é filha única de Kou Shouca, um homem simples e bom - pelo menos aparentemente -  que trabalha na Biblioteca Real.  Apesar  de pertencerem a uma família nobre, o pai de Shuurei é pobre, e o pouco que tinha, foi distribuído entre os refugiados da última guerra em que ele participou. 

Todas as revelações sobre essa parte da família, levam a crer que a mãe de Shuurei morreu nessa guerra e ela era ainda muito pequena. Quando a guerra acabou, seu pai retornou a antiga propriedade da família, na capital, e passou a exercer a função que lhe cabia, no palácio real,  educando sua filha sozinho.

Shuurei é uma jovem  bela, educada e talentosa... porém... e sempre existe um porém... >.< ... seu temperamento não é tão dócil, chegando mesmo a preocupar seu pai, algumas vezes, por conta de suas idéias reacionárias, para sua época.
Ela tem o sonho de se tornar uma funcionária palaciana, e com isso poder contribuir de alguma forma para diminuir a pobreza e sofrimento do seu povo. Suas convicções são sinceras e acertadas... porém... >.< ... falta-lhe paciência em oposição à obstinação, para atingir seus objetivos.

Vez por outra, tenho a sensação de que Shuurei pensa mais com o fígado... >.< ... ela é sem sombra de dúvida, determinada, mas em contrapartida, em várias oportunidades, podemos constatar alguma coisa de insegurança, ou incerteza,  por trás das suas atitudes inflexíveis. Eu diria mesmo que essa criaturinha linda é um tanto marrenta... >.< ...

Não se sabe bem porque, a nossa jovenzinha [que já está ficando pra titia, para a preocupação de seu pai... >.< ], recebeu a visita de um alto funcionário palaciano, a fim de fazer-lhe uma proposta, no mínimo, inusitada... [se fosse indecente lembraria alguma outra coisa... ^_^] ... 

Nossa jovem recebeu a proposta de passar a viver no palácio real, como nada menos que a concubina [n° 01] do imperador, e como pagamento, receria uma quantia que lhe tornaria rica novamente.

Apesar de alguma hesitação, devido aos seus próprios escrúpulos, e também, por causa dos boatos relativos ao comportamento do imperador, ela aceita a proposta.

Mas o verdadeiro objetivo por trás da proposta era... isso vc só vai descobrir se acompanhar essa aventura interessante e mágica... >.< [pensou que eu ia contar... neh? >.< ]

Existem muitas tramas, mistérios, aventuras, ao longo dos primeiros 39 episódios... Isso mesmo... a primeira temporada é composta de 39 episódios, seguidos de mais 39 da segunda...

A narrativa alterna-se entre o ritmo acelerado de um suspense recheado de lutas vertiginosas, e uma certa lentidão nos momentos que descortinam a personalidade dos personagens e seus dramas... nada que comprometa seriamente o conteúdo da série.

As tramas paralelas, algumas que considerei mesmo desnecessárias, estão todas vinculadas, de alguma forma, à trama principal... mas o que eu considero mesmo lamentável, é a maneira como os roteiristas, normalmente se perdem para concluir alguma aventura... as inserções de alguns conteúdos e personagens, apenas serviram para acrescentar um pouco de tédio e confusão, ao que deveria ter um desfecho simples e objetivo, o que, na maioria das tramas, não aconteceu...

Em meio a esse clima sombrio de intrigas e atentados, surge uma brisa cálida, e que pode ser considerado o ponto de maior destaque na trama, que é o crescente interesse do príncipe Shi Ryuuki, pela não tão frágil Kou Shuurei... >.< ... mas a bela concubina do imperador, não está interessada em romance... ela tem planos para a sua vida que não incluem casamento e filharada... >.<  [ ninguém ensinou pra ela, que nos bastidores da vida de um grande homem, existe sempre uma mulher inteligente... >.< ... !!!!!]
A série nos mostra situações em que podemos identificar alguns retratos da vida... nem sempre é fácil escolher entre as opções que nos são oferecidas... identificamos nos personagens, atitudes humanas que nos irritam, nos seduzem, despertam empatia, dúvidas e comoção...

Se Shuurei nascesse nos dias de hoje, suas atitudes logo atrairiam alguns rótulos nada agradáveis... a sociedade sempre foi hipócrita... ¬¬ ...  Shuurei não andou pela cartilha do seu tempo, e o preço a ser pago foi alto... mas ela estava disposta a enfrentar  todas  as dificuldades para atingir seus objetivos...

E sua atitude sincera fazia com que todos que se aproximassem dela, de alguma forma, acabassem nutrindo algum tipo de paixão por seus encantos, sua inteligência, seu caráter digno e sensível.

Outro personagem que tem destaque na história é seu "irmão" de criação, fiel escudeiro e melhor amigo, Shi Seiran. Ele foi encontrado pela família Kou, abandonado em uma estrada, estava perdido e sozinho, e como a família Kou é nobre de sentimentos, o jovem foi acolhido como filho e passou a ser o fiel escudeiro da família, principalmente protegendo a filha de seu benfeitor, que na época, era apenas uma criança inocente, alheia às maldades do mundo.

Para se compreender melhor o universo da Terra das Nuvens Coloridas, é preciso acompanhar a história desde o princípio. A série televisiva foi inspirada na light novel japonesa de mesmo nome, de autoria de Sai Yukino, com ilustrações de Kairi Yura.

Outros personagens que desfilam pelo céu das nuvens coloridas:

Sa Skujun - o personagem parece meio perdido no contexto, e quando eu tinha a impressão de que alguma coisa a respeito seria definida, caí no vácuo.

Rou Ensei - esse guerreiro parece um tanto irresponsável, mas o que ele realmente não quer, é se expor como pessoa. É leal e destemido. E se torna um grande amigo de Shuurei.

Ran Ryuuren - irmão mais jovem de Ran Shuuei. Jovem de beleza exótica, educação requintada e personalidade carismática. Ele encara a vida sob um prisma descontraído, mas é um amigo leal. É um excelente espadachim.
Ran Shuuei - de família nobre, exerce função de confiança no plácio, mas é amigo pessoal do imperador, independente de sua posição como funcionário palaciano. Ao longo da trama, será envolvido pelas intrigas e armadilhas que se erguerão contra seu amigo, forçando-o a sérias e irreversíveis decisões. Sua lealdade será colocada em xeque, e o futuro da sua amizade com o imperador estará comprometido, em razão das suas escolhas...

Li Kouyuu - sua origem não está bem clara, mas tem ligações profundas com a família Kou, podendo-se considerá-lo como um "primo" de Shuurei. É o personagem mais cômico, entre os amigos do imperador. É gentil, amável... mas um tanto atrapalhado, e nos proporciona boas gargalhadas no desenrolar da história.
Kou Kurou - é tio de Shuurei, irmão de seu pai, dirige os negócios da família, mas não é o primogênito. Na verdade é o irmão mais velho, abaixo do pai de Shuurei. Por alguma razão coube a ele a administração da herança da família. É pai adotivo de Li Kouyuu.

Kou Reishin -  é o irmão mais jovem. Rico, bonito, de educação requintada, e vida um tanto reclusa e misteriosa. Não se sabe quase nada a respeito desse personagem, e na verdade, também não se sabe qual o objetivo da presença dele na história... mas... ele faz parte... ^_^ 
Kou Houju -  outro integrante da família. Esconde seu rosto atrás de máscaras... bem sugestivo... ¬¬ ...  Se Reishin é um mistério, esse aqui é uma incógnita... 
  
To Eigetsu - apesar de sua aparência ele não é uma criança. É um jovem cuja vida é envolta em uma tênue névoa de mistério que deveria se dissipar naturalmente ao longo de sua trajetória... mas não foi bem assim... ¬¬

Kourin - só pelo fato de que ela não tem sobrenome, já percebemos que se trata de uma serva do palácio. Acaba se tornando a criada de confiança de Shuurei, e daí para ser sua amiga, falta nada. É gentil e frágil, porém, corajosa quando é necessário. Arrisca sua própria vida com o objetivo de salvar seu amor.
   
Kou Shouka -  é o adorável pai da nossa heroína. Inteligente e tranquilo, também é um tanto atrapalhado... de personalidade carismática, não se enganem com esse eterno sorriso... esse homem é capaz de atitudes inimagináveis...
 

Shi Seiran - foi acolhido pela família Kou. É fiel, sincero, excelente espadachim. Cuida da família que o acolheu com total desvelo e lealdade. Esconde em seu coração uma imensa tristeza, porém, nunca demonstra seus verdadeiros sentimentos, tentando transmitir aos seus amigos apenas alegria.
  
Shi Ryuuki -  é o nosso, aparentemente menino maluquinho, imperador do país Saiunkoku. Foi forçado a assumir o trono quando seu pai faleceu. É tido como imaturo, inconsequente e irresponsável... além de outros qualificativos atribuídos a sua pessoa, graças ao seu "modus vivendi" . Porém, atrás desse rostinho lindo, existe um cérebro bem funcional que ninguém desconfia... [tcharammmm... >.< ]
  
Kou Shurrei -  única filha legítima da família Kou [cadê os primos? - parece que não tem... >.< ], não que eu morra de amores por ela, mas tem lá os seus encantos, quando não está se metendo a modificar o mundo... [deve ser por causa da idade da criança... >.< ... está prestes a completar 18 anos quando tem início a história...] É linda e inteligente... porém um tanto temperamental, sem ser vulgar e agressiva... seu jeito sincero de ser, acaba fazendo com que o universo masculino ao seu redor, se apaixone por ela... [ôôôô... carma... >.< ]
Apesar dos pequenos deslizes de contexto e de narrativa, essa é uma história apaixonante, cheia de mistérios e aventuras... e se você estiver disposto a explorar um pouquinho mais sobre esse místico país das nuvens coloridas, venha sonhar no nosso céu... quem sabe ali não está alguma coisa que você esteja procurando... ^_^ 

Até a próxima... 




Um comentário:

O Pensamento é livre... mas a forma como se expressa deve atender aos princípios da sensatez e educação. Agradecemos a compreensão. [Seu comentário será liberado assim que for analisado.]