segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Terra de Gigantes... [ isso me lembra alguma coisa... >.< ]

Comentar sobre uma série que ainda está sendo exibida, é  “suicídio literário” na minha modesta opinião... mas, definitivamente Shingeki no Kiojin está “causando”...  e eu ainda não consegui definir se amo ou odeio esse anime... mas não consigo  abandoná-lo de vez, ou seja, “dropar”..., então resolvi dar uma pausa prolongada e indeterminada, afinal, festivais de sangue nunca foram o meu forte, simples assim...  

Também é óbvio que se já temos 17 episódios, dos possíveis 25 que fecham o ciclo, é plausível termos alguma opinião a expor... contudo... ainda me sinto tateando no escuro relativamente a alguns aspectos, que serão abordados oportunamente, se eu lembrar de todos eles... >.<

E tudo começa no  mangá...  mas eu [por uma deficiência cerebral da vida... >.<] não leio mangá... por várias razões que não cabe aqui debater... vez por outra, até arrisco uma olhada no que está rolando no mangá, mas não nesse caso, principalmente por já ter ciência de que as cenas de “degustação” no mangá são pra lá de verossímeis... ou seja, você “lê” gigante mastigando humano como se fosse asa de frango... ecaaaaaaaaaaaaa... meu estômago é sensível... me poupe... pior... humanos crus e vivos... isso é pior que pesadelo no meio do inferno... mas que seja... a história, do mangá, pelo que pude perceber é muito bem resolvida, quanto ao traço, sofreu várias críticas...


Mas, como nosso foco não é o mangá e sim a série desenvolvida a partir dele, vamos ao que interessa, começando justamente  pela arte gráfica que é de encher os olhos, quando é devidamente explorada... gostaria mesmo de ver mais cenas de treinamento e batalha, mas em um determinado momento a história assume uma narrativa morna, o que nos leva a pouca ação e pouca exposição técnica. Contudo, o traço supera sensivelmente a arte do mangá [ falo o q eu vi...  ^_^ ]. 

No mangá os personagens têm um traço um tanto quanto primário, característica essa que nem de longe consigo definir se foi proposital ou não, ou se foi apenas por alguma limitação do próprio autor. Sei que é escrito e desenhado por uma mesma pessoa, Hajime Isayama, considerado novato no ramo e que inclusive, teve esse seu trabalho rejeitado pela Shonen Jump... [acho que se arrependimento levasse a falência, eles teriam falido... >.< ... ]

O mesmo já não acontece no anime, cuja arte gráfica e o designer dos personagens é muito bem desenvolvido.  As cenas de ação são muito bem detalhadas e a expressão facial e corporal dos personagens quase nos leva à sensação de que são pessoas reais, e não fictícias... Mas tudo isso se deve também a uma excelente direção por parte de  Tetsuro Araki, que consegue manter um nível de interesse sustentável com sua maneira de contar uma história, que a meu ver, está meio perdida no espaço...

Aí, temos que “volver” ao mangá, onde parece que tudo que não é explicado no anime, foi explicado por lá  [deveria existir uma lei proibindo isso... >.<], só pra variar um pouco... mas o que eu não consegui descobrir [já que eu não leio mangá... >.<] é se existe alguma explicação plausível para a existência dos titãs, o porque deles praticarem canibalismo, que espécie de seres eles são... de onde vieram... e em que mundo se passa a ação da história... porque, no anime, nem de perto dá pra saber todas essas respostas e mais algumas... 

Bom... eu ainda não “dropei” a série, mas também estou longe de estar atualizada com os episódios... e por isso mesmo eu só posso falar das minhas “primeiras impressões” baseada nos primeiros episódios... vez por outra ocorre da nossa opinião sofrer alterações analisando todo o conjunto da obra...

Ainda considero o roteiro meio “perdido no espaço”... mas não quero dizer com isso que considero ruim, pois já vi coisas bem piores... 

A história é ambientada em uma época que nem de perto condiz com algum período histórico de que temos ciência... nomes locais, a meu ver, inusitados... hábitos que lembram em alguma coisa de um misto da idade média com os séculos XVII-XVIII... sem falar que podemos considerar a presença de alguma tecnologia, mesmo que rudimentar... isso inclui o designer das moradias, das cidades, dos utensílios, das vestimentas... de todo o universo que engloba esse mundo fictício...

O roteiro nos relata a vida de uma humanidade que vive acuada pela aparição repentina de criaturas gigantescas, aparentemente desprovidas de persona, e pra complicar são carnívoros vorazes, alimentando-se desses humanos, que quase viram a sua espécie dizimada pela fome incontrolável de seus antagonistas... e só pra piorar um pouco esse surto... os tais gigantes andam despidos de qualquer vestígio de vestimentas... exatamente isso:  peladões
>.< ... sem nenhum pudor ou vaidade... já que eles supostamente nasceram assim, resolveram aderir a moda do naturalismo... >.<  ... até o momento nada disso faz o menor sentido pra mim... o anime não explicou [pelo menos até onde eu vi, não...] 

No anime, a “facies” dos tais gigantes remonta à impressão de que eles não pensam, apenas se movimentam de acordo com suas necessidades biológicas... parecem animais... [vixi... acho que ofendi os animais... >.< ] aliás, eu nem mesmo sei se a semelhança é com os animais, os vegetais, ou um misto de ambos, o que resultaria exatamente nisso: criaturas bizarras destruindo tudo que encontram pelo caminho... eles estão sempre sorrindo com suas carrancas inexpressíveis... e eu me pergunto: sorrindo de quê? 

E o que seria totalmente improvável, dada a diferença de força entre os oponentes, acontece... os humanos pequenos sobrevivem, se agrupam e organizam sua resistência, o que os leva a viver em cidades localizadas dentro de super muralhas [como elas foram construídas? o0], que os protegem da invasão dos gigantes gulosos... mas nada nesse mundo é perfeito...

Eis que um belo dia de sol é perturbado pela aparição de um espécime gigantesco maior que seus companheiros, e um tanto diferente... parece que a criatura não tem pele... é no mínimo, duplamente bizarro e duplamente nojento... ¬¬  e assim temos mais uma sequência de dúvidas que ficarão em ritmo de espera por um bom tempo...  se é que algum dia o autor da história vai dar o ar da graça em responder às dúvidas que pairam no ar, dando sentido e lógica ao que parece totalmente irracional...

Mas eu gosto do anime... juro que gosto... se não gostasse, não estaria comentando sobre ele aqui... pra quem não sabe, escrever demanda tempo... pesquisar sobre o assunto para passar algumas informações corretas, demanda mais tempo ainda... por si só, esses dois argumentos comprovam que eu gosto desse anime... >.<

O tal gigantão aparece e adeus paz para o que sobrou da humanidade... é a guerra pela sobrevivência... e sendo assim, a chance dos aperitivos em sobreviver é mínima, ou nula... mas trata-se de uma ficção,  tudo pode acontecer...

E realmente acontece... >.< ... vocês já imaginaram que os gigantes podem engolir alguém inteiro, e essa pessoa ir parar no estômago da criatura e ainda encontrar alguém pra bater papo? Bom... eu ainda não cheguei nessa parte... e pelo visto não vou chegar...  

Essa é uma história sobre sobrevivência... e guerra... e isso quer dizer que ainda haverá muita “sanguinolência”  até o final da exibição... e isso quer dizer que meu estômago pode entrar em colapso... >.< ...

E ainda tem alguns aspectos que parecem mais surtados do que o fato dos gigantes “sassaricarem” peladões mundo afora...  mas, eu não posso contar, pra não correr o risco de ser linchada por quem ainda não assistiu a série... [ existe isso, produção?  oO ... alguém que ainda não assistiu ? pelo menos um episódio?...  oO] Contudo, esses mesmo aspectos me remetem a um anime que eu sempre achei massa que é o  The Super Dimension Fortress Macross (超時空要塞マクロス ou Choujiku Yousai Macross, em japonês) [vide Wikipédia], onde os gigantes – esses não andavam peladões... >.< - podiam, através da tecnologia  que dispunham, tornar-se “anões”, como eles se referiam aos humanos pequenos, ou proto-humanos... mas isso é assunto para outro post... ^_^

Enfim... na série que estamos tratando ocorre, pelo visto, o contrário... como e porque, não sei... nem mesmo o anime chegou lá, até a data da edição desse artigo...

Eu não pretendo criar expectativas sobre mais nada... e pra ser sincera ainda estou meio desanimada e indecisa em continuar assistindo, não só pelo fato de haver muito sangue voando para todos os lados... [afinal... quem viu CDZ já mergulhou em poças e mais poças de sangue... >.< ], como pelo fato de considerar cada vez mais a história sem nexo... e por fim, chego ao grande dilema... haveria mesmo necessidade de tanta carnificina visual, para se contar uma boa história? 

Creio que um bom suspense, um bom mistério, uma boa ação, e todos os demais fatores que compõem um bom anime [ou mangá], dispensam violência visual... todavia... parece que é exatamente isso que o povo gosta... ¬¬.
Ahhh sim... ia esquecendo-me de citar a trilha sonora... impactante... tanto quanto a história a qual se destina... >.< ...  sério... as músicas são  muito harmônicas com o contexto do anime. 

Provavelmente não haverá nenhum “Edit” posterior a essa edição... eventualmente haverá o que acrescentar a esses comentários... então fica a dica: se você tem estômago fraco e procura um bom entretenimento que o faça esquecer as dores do mundo, não assista... mas... se você tem um buraco negro no lugar do estômago e procura por fortes emoções, então esse é o seu anime... >.<...

Até uma próxima. Sayonara.


Edit: quando escrevi esse artigo, o anime em questão não estava sequer na metade... e pelo fato de ter realmente "dropado" , resolvi apenas republicar o post, conservando o texto na íntegra... eu já não saberia mais o que escrever a respeito... 

Mesmo não tendo acompanhado até o último episódio, ainda guardo os arquivos... mesmo não tendo a menor intenção de voltar a assistir... e o motivo é muito simples... no balanço final, a minha opinião a respeito não é das melhores... muita violência... os personagens mais legais são os que mais se dão mal... e o final... não foi o que eu possa considerar um final descente... resumindo: perdi o interesse porque o enredo me pareceu nulo, sem razão de ser... 

Então... dessa vez sim, será até a próxima... ^_^ ... Sayonara...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Pensamento é livre... mas a forma como se expressa deve atender aos princípios da sensatez e educação. Agradecemos a compreensão. [Seu comentário será liberado assim que for analisado.]